O UFO foi formado em 1969 pelo vocalista Phil Mogg, o guitarrista Mick Bolton, o baixista Pete Way e o baterista Andy Parker. Originalmente conhecido como Hocus Pocus, o grupo mudou o nome para UFO em homenagem a um clube de Londres e começaram fazendo mais sucesso no Japão que na própria Inglaterra.
Os dois primeiros discos, "UFO" 1971 e "Flying", de '72, são considerados por muitos como os melhores, mas em 1974, com a entrada do ex-Scorpion Michael Schenker para gravar "Phenomenon", a banda alcançou seu ápice. Eu diria que até 1978, com o disco "Obsession", os caras fizeram um estrago(no bom sentido, lógico) no Rock'n Roll. Depois disso, Schenker saiu para voltar ao Scorpions e depois para formar sua própria banda e nunca mais o UFO foi o mesmo, apesar de algumas voltas de Schenker para gravar um ou outro disco.
"UFO 1", gravado com um orçamento apertado, tem vários momentos interessantes. Abre com um instrumental psicodélico para depois entrar um Hard Boogie pesado e louco. Já dá pra sentir a mistura que alguns ouvintes podem achar esquisito, mas que confirma a qualidade da banda. C'mon Everybody faz um barulho danado, com um baixo detonando tudo e solos de guitarra viajantes, muito mais experimental e psicodélico. Melinda soa Dark e o destaque vai para os vocais de Phil. Baixo acelerado e guitarras ao fundo para entrar Timothy, outro Hard nervoso. Follow you Home também arrebenta. Who do you Love entraria facilmente em qualquer disco do Deep Purple. Enfim, uma grande estréia que gerou boas expectativas para os próximos lançamentos.
Em 1974, saiu "Phenomenom", sem dúvida o melhor disco dessa ótima banda, um clássico! Músicas como Crystal Light, que com um refrão maravilhoso, faz você sair cantando feliz da vida; Doctor Doctor, talvez a melhor música da banda, uma sonzeira dos diabos, o riff de guitarra é marcante como uma tatuagem, nunca mais sai da sua cabeça! Todas as músicas são maravilhosas, a banda estava no auge da inspiração e da harmonia.
Quando uma banda faz um disco como este, dificilmente consegue superá-lo, e não foi diferente. Os sucessores, também são muito bons, mas não conseguiram a uniformidade de Phenomenon.
Quando uma banda faz um disco como este, dificilmente consegue superá-lo, e não foi diferente. Os sucessores, também são muito bons, mas não conseguiram a uniformidade de Phenomenon.
Depois de altos e baixos, os caras lançaram agora em 2010, "The Visitors", e podem acreditar, deram a volta por cima! O disco está entre os melhores da carreira dessa pouco conhecida banda que deixou sua marca no Heavy Metal inglês e que ainda tem caldo pra nos oferecer...