Há controvérsias sobre a origem do Rock & Roll e suas primeiras gravações. Em 1955, Bill Halley gravou Rock Around The Clock, o que talvéz possa ser considerado o ponta pé inicial. Se esse foi o início, o "velhinho" estaria comemorando hoje seus 55 anos, com muita força e disposição. Aliás, nos últimos anos, o Rock vem crescendo de forma consistente, gerando inúmeros filhos (subgêneros), conquistando novas gerações e mantendo viva a chama dos mais velhos.
Em 1980, então com meus 12 anos, tive contato com o som do Pink Floyd, se não me engano, era o disco More, e logo depois vieram Yes, Genesis e Led Zeppelin. Pronto, foi o suficiente para me deixar completamente viciado. A partir daquele momento a música passou a ter um outro sentido e importância na minha vida.
Hoje, depois de trinta anos ouvindo o bom, novo e velho Rock & Roll, posso afirmar com toda segurança, quais foram, ou ainda são, as mais importantes, representativas e influentes bandas do mundo. É claro que são vários os estilos, mas sempre houve um punhado de bandas que nunca saíram das playlists ou listas de preferidas.
Infelizmente, algumas não tiveram a sorte, ou a devida atenção, ou ainda a promoção necessária para que fossem reconhecidas como mereciam. Com isso, muita música excelente ficou desconhecida da maioria. Graças a internet, é possível, com alguma paciência, encontrar e desfrutar verdadeiros tesouros perdidos, discos que o dinheiro não compra.
Não vou, nesse momento, falar das principais bandas, dos maiores músicos, nem das melhores músicas, até mesmo porque não há espaço pra isso, como também porque certamente deixaria de fora centenas de outras tão significativas quanto.
Quero, na verdade, comemorar esse dia, como estou fazendo agora, tomando meu vinho preferido e escutando minhas músicas preferidas, tentando fazer uma retrospectiva desses trinta anos de amor por esse som maravilhoso, revigorante, relaxante, que nos faz voltar no tempo, viajar pelos acordes, riffs, melodias e arranjos desses mágicos sons.
Vida longa ao Rock & Roll...
Nenhum comentário:
Postar um comentário