Indignado! Foi assim que me senti quando vi numa banca de revistas a edição dessa semana da Revista Isto É.
Na capa, o tema "A maioridade penal e os criminosos". O assunto não poderia ser mais atual, urgente, polêmico e necessário, mas a revista, numa atitude discriminatória, expôs uma foto de muito mau gosto para ilustrar a matéria: um garoto segurando uma pistola numa mão e um skate na outra. Que relação há nisso? Não basta toda a discriminação já existente aos skatistas?
O Skate movimenta milhões no país, é um dos esportes com maior número de praticantes entre os jovens atualmente, tem atletas brasileiros se destacando internacionalmente, ídolos nacionais.
Os marginais estão em todos os lugares, todos os meios, mas o esporte, seja ele qual for, é onde eles não se encaixam, muito pelo contrário, o próprio governo reconhece a importância do incentivo ao esporte para afastar aqueles que tendem a praticar delitos.
Tenho 44 anos, sou Oficial de Justiça, ando de skate e surfo desde criança; tenho um filho de 16 anos cursando a 2ª série do ensino médio que também anda de skate desde pequenininho; tenho dois sobrinhos skatistas e vários amigos também que adoram andar de skate, seja como esporte ou simplesmente para relaxar nos finais de semana. Já superei inúmeros preconceitos da sociedade que, numa evolução natural, vem reconhecendo o valor desses esportes, e agora a citada publicação, de reconhecimento e abrangência nacional, faz uma conexão absurda do crime com o skate.
Ficamos todos revoltados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário