Nos anos '80, existiam, no circuito mundial, vários excelentes surfistas: Damien Hardman, Barton Lynch, Martin Potter, Sunny Garcia, Ritchie Collins e havia Tom Curren e Mark Occhylupo.
Esses dois foram ícones, ou melhor, são ícones, fizeram história e influenciaram a todos, digo todos que surfavam na época. Era uma disputa de estilos, comportamentos, países e equipes como vimos mais tarde algo semelhante entre Kelly e Andy, mas não na mesma proporção.
Quando esses dois caras se encontravam em baterias, e foram várias, o surf estrapolava os limites. Os dois, cada um da sua maneira, mudaram a linha e o estilo do surf. Curren era muito mais polido, clássico, fazia um surf "redondo", bonito e radical; Occy era um "touro" - como inclusive era chamado - extremamente forte, radical, com um "back side" infalível.
Lembro-me de várias discursões entre amigos e também nas revistas especializadas para decidir quem era melhor. Curren ganhou três títulos mundiais e Occy apenas um, mas isso não define nada!
Nos filmes, as sessões dos dois ficaram na memória. Era obrigatória antes das caídas. Só para citar alguns dos clássicos: The Search, Buyip Dreaming, Pump, etc...Fizeram várias finais juntos, algumas eternamente lembradas e graças, registradas, como em 1986 em Bells Beach, Australia. (ver video http://www.youtube.com/watch?v=DtY9Iwtd16E )
Recentemente, a ASP convidou-os para um desafio, lembrando os velhos tempos. Curren ganhou a primeira e Occy a segunda. É claro que a performance não é a mesma, mas serviu para matar a saudade dos milhares de fans pelo mundo e para os jovens entenderem de onde vem o surf atual. (ver video http://www.youtube.com/watch?v=9EkJG0lMS-s )
Nenhum comentário:
Postar um comentário