Há alguns anos conheci uma banda chamada Drive-By-Truckers. Interessei-me por escutá-los quando li em uma resenha assim: "Drive-By Truckers é uma banda de alternative/southern,countrycore originária do Alabama cujos fundadores amam mais Lynyrd Skynyrd que os Beatles e os Rolling Stones". Bom, eu amo essas duas bandas, mas tenho uma paixão cega pelos Lynyrds, sem explicação plausível, é platônica.
Assim, esses Drive-By Truckers teriam que ser bons para honrar seus ídolos, e eram. O melhor ainda era, como sempre digo, que não soavam como seus ídolos, apenas percebia-se as influencias. Foi uma banda que também tinha três guitarristas, e no meio da carreira um desses foi o Jason Isbell, que além da guitarra passou a contribuir nas composições e vocais. Logo passou a se destacar e percebeu a oportunidade da carreira solo, na qual se lançou em 2007, com o excelente álbum "Sirens of the Ditch".
Descobri seu trabalho no disco de 2009, "Jason Isbell and the 400 Unit". As influencias do passado pareciam ter se dissapado. Seu trabalho tinha outra identidade, própria, mas não fugia aos estilos intrínsecos na sua música, apenas tinham novas roupagens.
Não ouvi seus dois discos posteriores, "Here We Rest" e "Southeastern", que receberam excelentes críticas. Mas agora ele acabou de lançar seu quinto álbum, "Something More Than Free", e voltou a curiosidade em ouví-lo. E que grata surpresa! O clima e o ar do Alabama estavam de volta(nunca estive lá, só imagino que sejam assim), pois é assim que os Lynyrd Skynyrd respiram e externam, essa sensibilidade, esse southern country com um alto astral mesmo quando as letras são tristes, canções de amor, melodias lindas em harmonia com a bela voz desse cantor que mostra amadurecimento em cada novo trabalho.
Tenho escutado este disco com frequência e a cada vez percebo o quanto é bom, o quanto me faz bem, o quanto ainda sou apegado a esse estilo pouco explorado, regionalizado e até marginalizado pelos preconceitos enraizados naquela região dos EUA. Mas Jason ultrapassa esses limites e nos brinda com um álbum que estará em muitas listas de melhores do ano e receberá elogios e reconhecimento mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário