A música inspira o surf.

Sempre estiveram presentes na minha vida. Chegaram juntos e tomaram conta dos meus pensamentos, fazendo com que, a eles, tudo esteja relacionado.

O surf é o meu estilo de vida. Ele dita o meu ritmo. Um amor que perdura por quarenta anos e está cada vez mais sólido.

A música é essencial. Torna momentos marcantes e inesquecíveis pelo simples fato de estar presente.

Nessa trajetória, já percorremos milhares de quilômetros em busca das melhores ondas, sempre embalados pelo bom e velho Rock 'n Roll.

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Mortes por afogamento


Infelizmente, ontem, dia 21/01, mais duas mortes aconteceram nas nossas praias. Agora são quatro em menos de dois meses. Dessa vez foram dois ingleses: o guitarrista Leon Villalba, de 21 anos e o baixista Timothy Kennelly, de 18 anos, integrantes da banda After Death que estavam em turnê pelo Brasil e fariam hoje, dia 22/01, um show aqui em Aracaju. Um dos corpos foi encontrado logo depois do incidente e o outro somente hoje, na praia de Aruana.


Nossa praia é hoje a quarta praia do Brasil em óbitos por afogamentos. É impressionante esse índice, levando em consideração a natureza do local. Não temos grandes correntezas, não temos pedras no mar, não temos valas nem ondas fortes, então por que tantas mortes?

Nessa época do ano, é normal o aumento do número de turistas e muitos deles são descuidados, além da própria população local que não costuma ir à praia e, quando vai, não toma os devidos cuidados.


É nesse momento que é fundamental a presença dos salva-vidas, mas isso não vem acontecendo! Nós que estamos no mar todos os dias e que conhecemos as correntezas e as mudanças de marés é que, muitas vezes, orientamos alguns banhistas a tomarem certos cuidados.


É comum vermos os bombeiros pelas praias colocando bandeiras de perigo, mas isso não é suficiente! Ninguém presta atenção a elas. Nos dias em que o mar forma "bacias", é comum vermos muitas crianças e idosos nesses espaços que são os mais traiçoeiros. Na Orlinha, também conhecida como Praia do Meio, dependendo da maré, as correntezas "puxam" para dentro e um descuido pode ser fatal.


Se essa postura dos guarda-vidas não mudar, teremos ainda muitas outras vítimas. Eu mesmo nunca vi um treinamento dos bombeiros no mar! Sabemos que nadar em piscinas é bem diferente. É preciso um treinamento específico. Será que podemos confiar nos nossos salva-vidas? Há dois anos, quando um surfista foi levado pelas correntezas para alto mar, não havia botes para resgatá-lo. O cara foi salvo por um navio que passava lá por fora. Ano passado, outro morreu preso numa rede.


Está na hora da corporação responsável pelas praias tomar uma atitude afim de acabar, ou pelo menos reduzir esses acidentes e acredito que a melhor forma, além de ser a mais barata, é a orientação e observação dos banhistas e também de muitos garotos que estão começando a surfar, principalmente nos períodos de férias escolares.


Respeite o mar, pois ele é de uma força imensurável e ninguém o domina totalmente.

Um comentário:

  1. qual é Valdeck, tudo em ordem.
    O que falta é ação por parte, dos nossos governantes,Salva-vidas em aracaju não existe, e os que existe trabalha na terra,de preferência a sombra, como observei ontem quando fui a praia, tinha pelo menos uns seis.Acho que tem medo de a água,, como você mesmo falou "Eu mesmo nunca vi um treinamento dos bombeiros no mar! só bandeiras não resolve, falta AÇÃO por parte dos nossos governantes. não podemos banalizar a VIDA.
    abraço.

    ResponderExcluir