Título pomposo, pretensioso, mas com uma capa irresistível. Encontrei essa obra na Livraria Nobel, lacrado. Pedi ao vendedor outro exemplar para folheá-lo, mas era único. Solicitei então para abrí-lo e fiquei fascinado. O título original é "The Art of Classic Rock", lançado em 2011, por Paul Grush, baseado na coleção de Rob Roth.
O livro/enciclopédia, embora com esse título abrangente, foca apenas em oito bandas, as preferidas do colecionador.
Rob Roth é diretor de teatro da Broadway e apaixonado por música e pela arte em geral. Sua obsessão começou pela música dessas bandas e tudo que estivesse atrelado a elas: material promocional, anúncios, capas, cartazes, adesivos, ingressos, chaveiros, bottons, e até mobiles e displays expostos nas lojas pelas gravadoras. Sua coleção chega a mais de três mil itens, e continua crescendo.
Realmente os últimos anos da década de '60 e os anos '70 foram o período mais fértil da música e da arte ligada à ela. O Rock dominava completamente esse período. Claro que em todas as épocas se produziu coisas boas, acho até que estamos colhendo nesses últimos anos uma safra espetacular com diversas bandas fazendo referências explícitas àquelas daquele período de outrora.
Voltando ao livro, o trabalho desse cara realmente encanta. São centenas de imagens raras, em sua grande maioria inéditas, todas com os devidos créditos e textos muito bem escritos que contam a história de cada peça alimentando a curiosidade sobre a arte, muitas delas fazendo referência a determinadas músicas em especial ou a capas de álbuns clássicos.
Contudo, abro um parágrafo para fazer uma crítica(é preciso ser muito crítico - todo crítico é um chato - para encontrar defeito em algo tão bonito). O universo da música é gigantesco e seria impossível abrangê-lo totalmente, entendo, mas o Rob Roth, o colecionador em questão, tinha suas preferências, como qualquer outro, então o fato de ele selecionar para a obra apenas as artes das suas queridas oito bandas deixou uma lacuna gigantesca e cometeu uma injustiça enorme com tantos outros ícones da música que ficaram de fora. Tenho certeza que assim como eu, todo apaixonado pelas músicas e bandas daquele período que adquiriu essa enciclopédia sentiu falta de outras bandas tão ou mais importantes do que algumas aqui expostas.
Como disse, o período foi muito fértil(as drogas usadas na época deveriam ter mais qualidade do que as atuais...) e para conseguir abranger todas as mais importantes e relevantes bandas a obra precisaria de vários volumes, o que inviabilizaria sua comercialização.
Todavia, o fato da restrição não prejudica em nada o valor desse trabalho luxuoso de mais de 40 anos, realizado com bastante esmero. Uma peça histórica que imortaliza belíssimas imagens as quais sem a boa vontade e obsessão dessas pessoas nunca chegariam a nós, simples mortais. Valeu cada real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário