Ontem, depois de quase seis meses de espera, meu amigo Breno chegou com meus discos. O que fazemos é algo semelhante ao que faço com o Leonardo Martins, meu amigo e "fornecedor" da Flórida, o cara da Classic Rock Brazil Store. O Breno é um baiano que mora na Bélgica e trabalha em uma das maiores lojas de discos da Europa. Ao longo do ano, ele vai comprando diversos discos de vários estilos e postando na sua página no Facebook e os interessados vão comprando. Só que diferente do Leonardo, ele não envia os discos, mas os traz pessoalmente quando vem ao Brasil, duas vezes por ano.
Desde a última vez em que esteve aqui, fiz duas compras, uma com sete discos e outra que encomendei e esperei ele trazer com oito discos do Led Zeppelin, estes da nova edição, duplos e triplos. Além das encomendas, ele costuma trazer muitos outros para vender a quem se interessar e também em algumas lojas em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte.
Sendo assim, fui buscar os meus na sua casa e aproveitei para ver os novos que tinha trazido, e como comprador/colecionador compulsivo que sou, comprei mais um triplo do JJ Cale e uma caixa do Bob Dylan e ainda deixei mais dez títulos reservados para pagar e pegar no próximo mês e em abril.
Pensei em fazer uma postagem com todos, mas mudei de ideia e vou mostrar um a um, ou juntos quando forem da mesma banda. Então, o escolhido para começar foi o que primeiro coloquei na pick up, esta linda coleção/compilação do JJ Cale.
Collected é um álbum triplo do mestre que foi tão admirado, copiado e gravado por Eric Clapton e tantos outros artistas. O cara nunca foi de aparecer, nunca gostou do mainstream, seu negócio era compor e gravar na sua fazenda e deixar que os outros fizessem sucesso com suas músicas. Não que ele nunca lançasse discos, pois sua discografia é extensa e excelente, embora dificílima de conseguir, principalmente em vinil, justamente devido a sua falta de divulgação.
Assim, quando vi este título entre os discos que o Breno trouxe sem encomenda, não vacilei e junto ao "The Cutting Edge", do Dylan, segurei logo antes que alguém o fizesse. Não sou muito adepto a coletâneas, prefiro os discos originais, mas como os LPs dele são raros e não tenho um sequer(embora tenha alguns em cds), fiquei com esse sem pestanejar.
Como esperado, é um disco fantástico! A compilação fora feita em 2006 e lançada em 2015 em homenagem ao falecimento de Cale ocorrido em 2013. Reúne faixas desde 1972 até 2004. A seleção foi muito bem feita, passa por todas as fases do cara e é uma excelente oportunidade para curtir em apenas três álbuns o melhor da carreira desse grande guitarrista e compositor que sempre viveu na obscuridade, por sua própria vontade. No livreto que acompanha o disco, algumas palavras de Cale expressam sua ideologia: "No, i never waited for the big success".
Nenhum comentário:
Postar um comentário