Há muito tempo que venho tentando conseguir uns LPs do Rory Gallagher, muito mesmo, sem êxito. Já tinha visto alguns na internet, mas com preços abusivos. Como tenho alguns Cds originais e quase toda a discografia em arquivos digitais, estava esperando uma oportunidade e ela chegou. Encomendei com o Breno essa edição especial comemorativa de 40 anos do "Irish Tour '74", uma edição com três discos gravados em três datas e três palcos distintos entre os dias 28-29/12/73 em Belfast Ulster Hall; 02/01/74 em Dublin Carlton Cinema e 03-05/01/74 em Cork City Hall.
Nessa época, Rory já tinha quatro discos de estúdio e outro ao vivo, todos excelentes. Sou um fã do Rory desde quando ainda era da banda Taste, quando seus solos já me impressionavam. Com seus discos solo passei a admirá-lo ainda mais, suas músicas ficaram mais íntimas, ele sempre foi um cara tímido e romântico que se expressava e se entregava totalmente em forma de música.
Esta edição é um luxo, a qualidade de gravação é excepcional, Rory está acompanhado de apenas mais três músicos, um baixista(Gerry McAvoy), um baterista(Rod De'Ath) e um tecladista(Lou Martin), mas isso não deixa lacuna alguma no som, a banda estava afiadíssima. São apenas 16 faixas, mas considere mais que suficiente, porque é como se fosse um show completo, você se transporta para os teatros e sente toda a vibração e energia daqueles momentos e todo o feeling e intensidade do blues, é surreal.
O outro disco foi o "Against The Grain", gravado logo depois do Irish Tour '74 com a mesma banda. É outra pérola do Rory, músicas como "Let me In", "Ain't Too Good", "Brought and Sold", são de arrebentar, só para destacar algumas, mas o disco é de alto nível, excelente, um dos meus preferidos de toda a discografia.
Rory Gallagher foi um músico excepcional, um guitarrista admirado e reconhecido como um dos melhores de todos os tempos. Adoro também sua voz e sua interpretação. Sua música é blues, ou blues rock, não importa. O que sinto quando escuto Rory é emoção, é algo que vai além da técnica e beleza, é íntimo, tocante e marcante como uma flecha que atravessa o coração e vai até a alma. Sua alma estava no blues e a minha também está. Então, o que temos é um encontro espiritual.
Irish Tour '74(https://www.youtube.com/watch?v=qL-Br4zMWn0)
Against the Grain(https://www.youtube.com/watch?v=d9cPX374RJY)
Nenhum comentário:
Postar um comentário